domingo, 10 de maio de 2015

Budapeste

"Budapeste, no exato momento em que termina, transforma-se em poesia." — José Miguel Wisnik " 

Perdoem-me pela falta de acentos,esse teclado nao tem ,so esses olhem ľščťžýáíé ôú

Budapeste realmente merece um post especial,sabado sia 09 de Maio eu e minha familia saimos de Bratislava bem cedo e em apenas 2 horas de carro ja nos encontravamos na linda capital Hungara.
Com quase 2 milhões de habitantes ,Budapeste é a sexta maior cidade da UE,localizada nas margens do Rio danubio ,fundada com a união das antigas cidades de Buda e Obuda na margem direita e Pest a esquerda .
Ao chegar na cidade ja notei uma atmosfera totalmente diferente das outras capitais que conheci aqui na Europa,Budapeste ainda carrega marcas notaveis do passado,alguns prédios mostram os sinais do tempo,rachaduras,paredes quase caindo aos pedaços mas isso não torna a cidade feia,muito pelo contrario,tudo isso dá a Budapešti um charme muito especial.

 Mercado municipal -Nagy Vasarcsarnok com certeza um "must see" ,aproveitei para comprar souvenirs,havia muita variedade e precos muito bons comparados com BA ou Viena


Vaci utca


Em alguns lugares da cidade ha bagunca,transito complicado,alguns camelos,tais aspectos me remeteram a Sao Paulo,mas as semelhancas param por ai,foi so chegar as margens do danubio e nos depararmos com a vista magestosa do castelo e da Széchenyi Lánchíd que realmente a cidade me ganhou.eu e minha familia caminhamos pelas margens do Danubio que aqui parece ser mais largo e majestoso que em Bratislava
Minha host family lindaa!!!
 #Celebridades

Fisherman's Bastion - Halaszbastya ao fundo e ponte das correntes
 Castelo de Buda
A capital e considerada uma das mais bonitas da Europa,e uma das mais visitadas do mundo,com certeza deve ser incluida no roteiro de qualquer um que vem para ca,e muito bem localizada na EUROPA CENTRAL //NAO,NAO E LESTE EUROPEU// .
A ponte das correntes e muito linda,ligando duas partes bem conhecidas e bastante visitadas da cidade,milhares de turistas a atravessam todo dia,e uma construcao linda,imponente,e uma sensacao maravilhosa poder estar la e do outro lado ver o que e com certeza o maior simbolo da cidade,O Parlamento hungaro.
 Ponte das correntes,hotel four seasons e cupula da Szent István Bazilika
 Panorama

E como ja dizia Chico Buarque sobre o hungaro "a única língua do mundo que, segundo as más línguas, o diabo respeita" Certissimo,a Hungria tem uma lingua totalmente diferente,me senti completamente perdido em Budapeste,quando se fala eslovaco por exemplo,voce consegue entender algo de todas as outras linguas eslavas,principalmente do Tcheco,croata,polones,serbio,esloveno.Mas no caso do Hungaro nao,faz parte do grupo das linguas Uralicas que possuem uma gramatica e pronunciacao bem especificas,por essa razao os Eslovacos evitam ir a Budapeste alguns ate mesmo nao gostam do pais por questoes historicas,mas enfim,eu particularmente gostei demais!!!!

Seguindo pela ponte chegamos a Buda,e subimos as escadas ate o castelo,e possivel chegar ate la com um bonde mas a fila estava enorme e fazia calor,entao optamos por usar as escadas,que davam para uma vista sensacional,inesquecivel,da cidade toda.
Como nao se apaixonar????
Ja no castelo haviam muitos turistas e uma feira de souvenir ,o castelo tambem e muito bonito,uma construcao que realmente impressiona pela grandiosidade,logo em frente caminhamos por uma rua que lembrava bastante algum lugar de Praga,esse caminho nos levava a o Halaszbastya e a Catedral de St.Mathias.
Guardas do castelo

Cathedral St.Mathias
O teto da igreja e impressionante,lindo demais,assim como por dentro,tem uma arquitetura e decoracao maravilhosa.
Halaszbastya

Esse lugar foi com certeza o meu favorito,a vista,o conjunto de construcoes,perfeito!!Do alto dessas pequenas torres podemos ver o Parlamento de um angulo muito bom,assim como a cidade toda.

Infelizmente minha camera e incapaz de captar o quao lindo e esse lugar,bom,eu tentei.


"Eu pensava que Budapeste fosse cinzenta, mas Budapeste era amarela" (Budapeste, Chico Buarque


E para fechar esse dia inesquecivel com chave de ouro,voltamos para o outro lado do rio,Pest,e fomos para a Basilica de St.Stephen ,mais uma construcao grandiosa e imponente em meio a cidade,realmente muito bonita.

Assim terminou o passeio,foi simplesmente incrivel pra mim,e claro que Budapeste ainda tem muito a ser explorada,varios museus,e outros pontos que nao consegui ver,mas ja tenho data pra voltar haha talvez eu faca mais posts como esse sobre outras cidades daqui que visitei.Espero que tenham gostado, köszönöm!
Perdoem-me pela falta de acentos,esse teclado nao tem ,so esses olhem ľščťžýáíé ôú
Se alguem quiser perguntar algo sobre intercambio e etc : CLIQUE AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário